O CHOQUE NA ESQUINA

02/10/2019

"Atores somos todos nós, e cidadão não é aquele que vive em sociedade: é aquele que a transforma." (Boal. 2009)

Com essa frase do grande mestre do Teatro, início minha fala com pouco a se dizer. 
A licenciatura, para quem esta para ela, é transformadora. 
Vários caminhos podiam ser seguidos, mas, na verdade, ele me encontra em uma esquina e se choca na minha testa e ali fica. Ela é teimosa e diz que não quer outro caso a não ser o meu. 
O que faço? Digo que sim. 
Por mais que o nosso país esteja precarizando a educação, esteja cortando pesquisa e ainda faça o professor um alvo que não deveria ser, seguirei o comando dessa tal de licenciatura que esbarrou em mim e não quer ir embora.

E quer saber? Agora eu também não quero que ela se vá. 
Estou gostando cada vez mais dessa brincadeira de encontros que a vida faz e que a gente acaba gostando e esbarrar em coisas que jamais pensaríamos encontrar em uma esquina qualquer. 

Enquanto falo neste blog, na escola, acontecem transformações diárias. 
Hoje, por exemplo, trabalhei arte performática com alunos de 7° e que nunca haviam ouvido falar de performance. Nem eu, mas o pouco que já ouvi e que estudei, compartilhei. Escola é isso, é compartilhar saberes, mesmo que pouco, um ao outro. A troca é em duas vias. 

A arte transforma, isso é verídico e não há quem me prove o contrário. 
Ela me transformou. 

Abaixo fotos do encontro de hoje. 







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTUDO DO TEXTO: "HISTÓRIA DE UM OLHAR" DE ELIANE BRUM

ESTUDO DE TEXTO: "A Escola dos meus sonhos" de Rubem Alves

"TODA CRIANÇA É UM ARTISTA. O PROBLEMA É COMO MANTER-SE ARTISTA DEPOIS DE CRESCIDO"