ESTUDO DE TEXTO: "A Escola dos meus sonhos" de Rubem Alves

22/01/2019
No texto " A escola dos meus sonhos" Alves faz uma comparação das suas histórias de vida com as vontades e possibilidades de ensinar para uma nova geração de aprendizes hoje.
Esses aprendizes são os alunos. Seja eles do ensino formal ou informal, mas que estejam em um lugar de aprendizagem e de educação.
Paralelamente, ele conta sobre seus anseios e também os motivos que o fizeram se apaixonar pela arte de educar.
O texto é poético, traz referências reais de vida de educador e nos deixa para pensar em como a educação pode transformar cidadãos em transição para a fase do aprendizado, da cultura e da ética.
Ao meu ver a educação nos dias atuais, sendo eu um estudante de Licenciatura e hoje já atuando como educador, posso afirmar que sem as possibilidades que ela traz de poder de reflexão, de decisão, de escolha, de colaboração, de paixão e de companheirismo em sala de aula, não existe cidadão que sobreviva a um mau intelecto.
Toda pessoa tem direito garantido a educação.
Não é atoa que esse direito é garantido em lei, já que, para que uma pessoa consiga dar conta, nos dias de hoje, da quantidade de informação que recebemos, é necessário que ela esteja cada dia mais dentro do universo que urge dessas necessidades, e a educação faz uma boa parte dessa jornada junto ao aluno que aprende e não fica desamparado em um mundo tão evoluído.
A educação de fato salva.
Salva da ignorância.
Da falta de justificativa. Da voz que não se cala para quem não sabe ouvir.
A educação e presente, futuro e onipresente.
Ela é necessária.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTUDO DO TEXTO: "HISTÓRIA DE UM OLHAR" DE ELIANE BRUM

"TODA CRIANÇA É UM ARTISTA. O PROBLEMA É COMO MANTER-SE ARTISTA DEPOIS DE CRESCIDO"