FICA PIBID E: HOJE É DIA DE LUTA

17/09/2019

Neste dia, segundo encontro com a turma de 7° ano da Escola Álvaro para a continuidade dos trabalhos percebi que a sala de aula é o lugar onde eu vou trabalhar por muito tempo. 
O curso de Licenciatura da UERGS vem sendo um desafio gigante para mim, que, ao mesmo tempo, faço outra graduação em outra instituição e o trabalho é dobrado, no eu caso. 
A opção de fazer duas graduações é a soma que uma da a outra, já que, meu objetivo neste momento de vida é ser um professor até meus joelhos me carregarem às escolas. 

Quando um programa como o PIBID surge na Universidade e nos traz a possibilidade de iniciar nosso processo como docentes é como se tudo girasse ao favor de nós, alunos. Uma coisa é estar dentro da Universidade entendendo teorias, criando expectativas de uma escola livre de problemas sociais, etc. Agora, outra coisa é fazer na prática.  E este programa esta aqui para isso. Nos proporciona outra forma de ver a docência e mais, nos da a possibilidade de experimentar a docência na prática, ao mesmo tempo que trabalhamos com pesquisa para desenvolver projetos com esses alunos. As escolas do município são beneficiadas, os professores e, principalmente, os alunos. 

A pesquisa no Brasil, assim como programas como PIBID vem sofrendo cortes gigantes e, nós sofremos com esses cortes antes mesmo de chegarem a nós. Colegas mestrandos e doutorandos, assim como outros pesquisadores vem sendo obrigados a deixarem suas pesquisas por falta de recursos e por conta desses cortes. 
Toda a educação pública no Brasil sofre com suas estruturas enquanto o governo pensa em dividir o país com outros. 
Claro, não sejamos tolos de achar que apenas a educação sofre com toda essa falta de humanidade, todas as outras áreas vem sofrendo. 
O fato é que, enquanto cortam de lá, nos fortalecemos aqui. Não há país sem educação. 


#FORABOLSONARO
#FICAPIBID
#HOJEÉDIADELUTA
#ELENÃO


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTUDO DO TEXTO: "HISTÓRIA DE UM OLHAR" DE ELIANE BRUM

ESTUDO DE TEXTO: "A Escola dos meus sonhos" de Rubem Alves

"TODA CRIANÇA É UM ARTISTA. O PROBLEMA É COMO MANTER-SE ARTISTA DEPOIS DE CRESCIDO"