DE VOLTA À MOOJEN


07/10/2019

Agora, com o projeto "Vídeo-performance: "O bonde pego pela rabo" de Pablo Picasso como fonte para a criação "encerrado na escola Álvaro de Moraes, é hora de voltar para a escola Moojen e aplicar esse mesmo trabalho com os alunos de lá. 

Sigo com minha companheira Deisi nessa nova etapa e sinto que será tão lindo quanto foi na Álvaro. 
Observamos duas turmas.  A primeira, antes mesmo de entrar na sala de aula a professora que trabalhava com os alunos um poema de Machado de Assis logo disse "Vocês vão mesmo querer observar essa turma? Eles são terríveis, vocês não vão conseguir fazer nada com eles, eles são muito agitados e não aceitam nenhuma proposta". 

Ali estava o ponto culminante para a nossa decisão que viria a seguir: É ESSA TURMA QUE QUEREMOS! 
Depois, observamos a outra turma de sétimo ano e saímos pensando em que turma escolher. Conversando com a Deisi relatei sobre minhas experiências em sala de aula e que por mim, ficaríamos com a turma em que a professora já não mais acreditava. 

A Deisi aceitou. Também entendeu que, se eles alunos não participam em atividades propostas pelos professores é por que alguma coisa de errada tem, nos alunos ou nos professores. Longe de mim julgar qualquer um ou qualquer atitude que os professores tomam ou deixam de tomar em sala de aula, a ideia deste blog é discutir e pensar a docência e esse meu ponto de vista é a partir do que vi em sala de aula. 

O fato é que decidimos escolher esse novo desafio. Acredito nas potencialidades de todo e qualquer aluno. Cada um com suas dificuldades e cada um com sua diversidade, o que não podemos, jamais, é abandonar o oficio de entender e perceber o motivo que faz esse aluno não ser participativo. 

Que DIONISO esteja conosco. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTUDO DO TEXTO: "HISTÓRIA DE UM OLHAR" DE ELIANE BRUM

ESTUDO DE TEXTO: "A Escola dos meus sonhos" de Rubem Alves

"TODA CRIANÇA É UM ARTISTA. O PROBLEMA É COMO MANTER-SE ARTISTA DEPOIS DE CRESCIDO"