PICASSO na prática
05/09/2019
Intitulo essa postagem "PICASSO na prática" para falar sobre como a escolha desse projeto me deixa feliz.
Minha relação com o artista vem de algum tempo e, além da apreciação das suas incríveis obras criadas ao longo dos seus quase cem anos, Picasso foi uma figura importantíssima para a revolução das artes plásticas que viria a sofrer mudanças ainda quando vivo. A fase azul, fase rosa, cubismo, etc, colocam o artista em um patamar indescritível.
A escolha de usar Picasso como referência e fonte para a criação do conjunto de cenas que viemos criando com os alunos do sétimo ano era, justamente, utilizar dos recursos numerosos do artista, tanto na produção de pintura, desenhos, etc; quanto na sua breve produção de dramaturgias para o teatro.
Com a decisão de unir uma graduanda do curso de Artes Visuais e eu, como graduando do curso de Teatro, criamos uma relação interdisciplinar em nosso trabalho que ante eu achava quase impossível no tempo que tínhamos para pensar toda uma estrutura e planejamento para passar as noções desses dois conhecimentos aos alunos.
SURPRESA
A surpresa veio quando começamos a pôr em prática o que havíamos pensado.
Alunos entendendo a relação que buscávamos com as artes visuais e o teatro dentro de uma mesma referência de artista/dramaturgo; alunos questionando os métodos escolhidos para as noções que seriam passadas por nós e, ao mesmo tempo, alunos questionando técnicas, tanto nas obras visuais, quanto nas obras dramáticas de Picasso.
Então, além do senso crítico que o projeto vem proporcionando aos alunos de sétimo ano de uma escola de educação básica e pública, é possível trabalhar com dramaturgias dentro de sala de aula sem, necessariamente, recorrer ao princípio do teatro (o jogo) por estarmos lidando com aprendizagem prévia.
Para deixar claro: o jogo é a mais importante ferramente que temos para trabalhar o teatro, seja em qualquer idade ou em qualquer circunstância. Referencio a vontade e a possibilidade de colocar a dramaturgia estruturada em um projeto para um sétimo ano pelo fato de não ser comum acontecer na escola. A ideia de dramaturgia iniciar os alunos sem conhecimento prévio em teatro é, justamente, o contato direto com as estruturas que os atores utilizam - na maioria das vezes - para elaborar e produzir uma peça de teatro.
Abaixo alguns registros da primeira aula prática:
Intitulo essa postagem "PICASSO na prática" para falar sobre como a escolha desse projeto me deixa feliz.
Minha relação com o artista vem de algum tempo e, além da apreciação das suas incríveis obras criadas ao longo dos seus quase cem anos, Picasso foi uma figura importantíssima para a revolução das artes plásticas que viria a sofrer mudanças ainda quando vivo. A fase azul, fase rosa, cubismo, etc, colocam o artista em um patamar indescritível.
A escolha de usar Picasso como referência e fonte para a criação do conjunto de cenas que viemos criando com os alunos do sétimo ano era, justamente, utilizar dos recursos numerosos do artista, tanto na produção de pintura, desenhos, etc; quanto na sua breve produção de dramaturgias para o teatro.
Com a decisão de unir uma graduanda do curso de Artes Visuais e eu, como graduando do curso de Teatro, criamos uma relação interdisciplinar em nosso trabalho que ante eu achava quase impossível no tempo que tínhamos para pensar toda uma estrutura e planejamento para passar as noções desses dois conhecimentos aos alunos.
SURPRESA
A surpresa veio quando começamos a pôr em prática o que havíamos pensado.
Alunos entendendo a relação que buscávamos com as artes visuais e o teatro dentro de uma mesma referência de artista/dramaturgo; alunos questionando os métodos escolhidos para as noções que seriam passadas por nós e, ao mesmo tempo, alunos questionando técnicas, tanto nas obras visuais, quanto nas obras dramáticas de Picasso.
Então, além do senso crítico que o projeto vem proporcionando aos alunos de sétimo ano de uma escola de educação básica e pública, é possível trabalhar com dramaturgias dentro de sala de aula sem, necessariamente, recorrer ao princípio do teatro (o jogo) por estarmos lidando com aprendizagem prévia.
Para deixar claro: o jogo é a mais importante ferramente que temos para trabalhar o teatro, seja em qualquer idade ou em qualquer circunstância. Referencio a vontade e a possibilidade de colocar a dramaturgia estruturada em um projeto para um sétimo ano pelo fato de não ser comum acontecer na escola. A ideia de dramaturgia iniciar os alunos sem conhecimento prévio em teatro é, justamente, o contato direto com as estruturas que os atores utilizam - na maioria das vezes - para elaborar e produzir uma peça de teatro.
Abaixo alguns registros da primeira aula prática:
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