DESAFIOS COTIDIANOS

28/08/2019

Disse Ana Mae Barbosa:

“O artista acha que, por si só, não ensina. Ele acha que não consegue estabelecer essa relação. Mas, necessariamente, por ser artista, ele tem o que ensinar. É preciso ter desejo de ensinar, mas no Brasil, infelizmente, há um desprezo por nossa educação pública, que acaba convertendo-se em uma instituição que vai formar apenas capacidades empregatícias de nosso povo, deixando todo o resto de lado”. 

Esse era meu questionamento na publicação anterior. O professor-artista que não tem desejo de ensinar, não esta preparado para a escola. 

Como menciona Mae Barbosa, há um grande desprezo no que diz respeito ao educar no Brasil. 

Além dos baixos salários dos professores e da precarização e desmonte da educação - em especial a pública - é compreensível que muitos professores estejam esgotados de tanto trabalharem e não serem recompensados por seu esforço desde a graduação, especializações e por aí vai, até o momento de entrar na escola e receber por todo tempo dedicado em sua formação e depois por todos os anos dentro de sala de aula. 

Mas insisto, precisamos nos fortalecer cada vez mais, principalmente em momentos como o que estamos vivendo nesse país que é levado as escuras por políticos corruptos que só pensam em suas melhores vantagens enquanto a classe educadora vive com seu mero vencimento básico (quando o recebe). 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTUDO DO TEXTO: "HISTÓRIA DE UM OLHAR" DE ELIANE BRUM

ESTUDO DE TEXTO: "A Escola dos meus sonhos" de Rubem Alves

"TODA CRIANÇA É UM ARTISTA. O PROBLEMA É COMO MANTER-SE ARTISTA DEPOIS DE CRESCIDO"