"Eu sou a vida; Eu não sou a morte": O processo criativo a partir da obra cômica de Qorpo Santo. Projeto PIBID/TEATRO/2019


 “Eu sou a vida; Eu não sou a morte”: O processo criativo a partir da obra cômica de Qorpo Santo - Projeto PIBID/Teatro/2019

Supervisora: Alessandra do Amaral Ramos
Nome da escola: E.E.E.F Dr. Jorge Guilherme Moojen
Pibidianos: Gabriel da Silva de Oliveira e Márcia Bertuol Tonin
Turmas: 9° ano
Horário: 10:20 às 11:55
Dia da semana: Quarta-feira (manhã)

INTRODUÇÃO
O presente projeto tem como objetivo dar continuidade ao trabalho realizado anteriormente, no ano de 2018 com o projeto “Jogo, corpo e experimentação”, onde se trabalhou a partir das metodologias e teorias do autor teatral Jean-Pierre Ryngaert e do seu livro “Jogar, representar”, o jogo inicial a partir de dinâmicas em grupos ou individual evoluiu para a improvisação e experimentação de pequenas cenas que teve como resultado uma breve apresentação do processo final para colegas da turma participante.
 Para isso, retornamos com essa nova proposta para o seguimento de uma mesma linha de pensamento teatral que parte do corpo, dos jogos teatrais de Olga Garcia Reverbel, da improvisação, experimentação e processo criativo para a tentativa de se montar uma peça de teatro – que não necessariamente precise ser concluída, mas que tenha um resultado final que será um processo criativo, pois teremos a questão do tempo que pode ser curto – mas que tem como desejo estudar, trabalhar e criar esses conceitos a partir da obra cômica “Eu sou a vida; Eu não sou a morte” do dramaturgo gaúcho Qorpo Santo para compor uma proposta de ensino de teatro na escola Dr. Jorge Guilherme Moojen, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, na qual visa colocar em prática o teatro a partir do trabalho com o corpo, jogo, improvisação e experimentação com o intuito de um processo criativo final.
A partir desta prática, desenvolver-se-á o trabalho corporal dos alunos, o jogo como ferramenta para buscar um estado de improviso, chegando à improvisação de cenas a partir do texto de Qorpo Santo, da experimentação dessas em espaços diversos da escola e da parte final que será unir todos os pequenos fragmentos e processos criativos para uma costura e uma possível montagem e ser apresentada ao público da escola e posteriormente a outros públicos.
Pensando na necessidade do teatro na escola, esse projeto propõe uma forma de integrar esses alunos, por meio do corpo, do jogo, da experimentação, do processo criativo, da “teatralidade cotidiana” que, contribuirá para um processo de aprendizado e trazendo possibilidades e resultados sempre provisórios para um novo trabalho ou até mesmo para dar seguimento ao que se inicia neste projeto.


OBJETIVOS

Construir, a partir do trabalho com o corpo, voz, improvisação, experimentação, um processo criativo tendo como ponto de partida o texto cômico “Eu sou vida; Eu não sou morte” do dramaturgo gaúcho Qorpo Santo.



METODOLOGIA
O presente projeto desenvolver-se-á em nove encontros, durante os meses MAIO e JUNHO com um encontro semanal de 1h30 (uma hora e trinta minutos cada). Será mesclado teoria e prática do conhecimento teatral. E as metodologias do jogo dramático, do jogo teatral, do drama serão utilizadas durante todos os encontros.

Encontro 1:
Dia: 01/05/2019
Jogos Teatrais Se Conhecendo e Conhecendo o outro:
Apresentaremos aos alunos as propostas deste projeto e o/os objetivos que queremos alcançar Será colocado à disposição, um tempo para tirar dúvidas em relação ao que será trabalhado, porque faremos, quanto tempo durará o projeto, qual a finalidade, apresentar o programa, etc. Em seguida, partiremos para as apresentações dos alunos e um jogo de provocação que servirá também para o processo de conhecimento da turma.  Explicar-se-á, inicialmente, sobre o foco do projeto que será na experimentação de jogos, no trabalho de corpo, na representação, na expressão e improvisação. Os alunos por sua vez, terão total liberdade de criação e experimentação com mediação dos pibidianos. O jogo se dará sempre a partir de propostas pré-estabelecidas, partindo do texto escolhido desde o início e que, se necessário, poderá ser modificado por questões de tempo e/ou espaço.

Encontro 2:

Dia: 08/05/2019

Jogos teatrais de confiança nas duas vias:
Dentro dos jogos já será utilizado fragmentos da dramaturgia em questão, para permitir o contato com os personagens e a linguagem.

Encontro 3:

Dia: 15/05/2019

Jogos de improvisação:
Deixando de ser eu: Dando continuidade aos jogos de improvisação, nos aprofundaremos a partir deste momento na criação do personagem, despertando em todos os alunos o processo criativo, e permitindo que suas referências de convívio social aflorem em sensações e sentimentos.

Encontro 4:

Dia: 22/05/2019

Jogos dramáticos:
Criando o personagem: Partindo dos exercícios biomecânicos, os alunos tomam consciência das possibilidades do corpo e suas transformações que quebram convenções, aplica-se a contação de histórias e os alunos iniciam a adaptação para a cena da dramaturgia.

Encontro 5:

Dia: 29/05/2019

Jogos teatrais: Onde estou? Quem eu sou? O que faço?
Estes jogos orientam o aluno para o ambiente ou cenário da peça, o local e a época; orientam também quem é o personagem inserindo suas características pessoais e como são seus relacionamentos com os outros personagens da peça; e por fim situa o aluno quanto as suas atividades na peça ou ações.

Encontro 6:

Dia: 05/06/2019

Jogos dramáticos: Não sou mais eu, não estou mais aqui:
Neste momento do processo o aluno já deverá ter fixado seu personagem e estar finalizando sua visão ficcional do texto proposto. 

Encontro 7:

Dia: 12/06/2019

Jogos dramáticos: Finalmente vida;
Penúltimo ensaio do processo criativo antes da apresentação.

Encontro 8:

Dia: 19/06/2019

Ensaio final do processo criativo.

Encontro 9:

Dia: 26/06/2019
Apresentação do processo criativo para a escola ou turma/turmas escolhidas pelos pibidianos.

Dia 01/05/2019
Jogos Teatrais Se Conhecendo e Conhecendo o outro:
1º Proposta: Jogo da memória: Os alunos fazem um círculo, em pé. O primeiro aluno diz seu nome e o que detesta. Consecutivamente o segundo aluno diz o nome do primeiro colega, diz o que o colega odeia e depois diz seu nome e o que odeia, o terceiro colega diz o nome do primeiro colega, do segundo colega o que os dois odeiam, depois diz seu nome e o que odeia. Assim segue o jogo até o final do círculo.

Dia 08/05/2019
Jogos teatrais de confiança nas duas vias:
1º Proposta: O pendulo;
2º Proposta: Siga o Mestre;
3º Proposta: Acordar.

Dia 15/05/2019
Jogos de improvisação deixando de ser eu:
1º Proposta: Improvisando com o texto;
2º Proposta: Jogando palavras;
3º Proposta: Congela e descongela.

Dia 29/05/2019
Jogos dramáticos Ciando o Personagem:
1º Proposta: Exercícios biomecânicos;
2º Proposta: contando a história;
3º Proposta: A cena é?

Dia 05/06/2019
Jogos teatrais: Onde estou? Quem eu sou? O que faço?
1º Proposta: Envolvimento com objetos grandes
2º Proposta: Que idade tenho?
3º Proposta: Parte do todo.

Dia 12/06/2019
Jogos dramáticos: não sou mais eu, não estou mais aqui:
1º Proposta: Acrescentar uma parte;
2º Proposta: Que idade tem;
3º Proposta: Envolvimento em três partes ou mais.

Dia 19/06/2019
Jogos dramáticos: finalmente vida
1º Proposta: Construindo um ambiente
2º Proposta: O que faço para viver
3º Proposta: O que estou comendo? Cheirando? E ouvindo?

Dia 26/06/2019
Apresentação
1º Proposta: Uma palma pula duas palmas, rola três palmas e grita;
2º Proposta: Congelando a cena;
3º Proposta: Bolinha com nome.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
RYNGAERT, Jean-Pierre. Jogar, representar. 2. ed. SP: Cosac Naify, 2009.
VIDOR, Heloise Baurich. Drama e Teatralidade: o ensino do teatro na escola. Porto Alegre: Mediação, 2010. (Coleção Educação e Arte; v.13)
REVERBEL, Olga Garcia. Jogos teatrais na escola. 1.ed. SP: Editora Scipione, 2010.

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