"Eu sou a vida; Eu não sou a morte": O processo criativo a partir da obra cômica de Qorpo Santo. Projeto PIBID/TEATRO/2019
“Eu sou a vida; Eu não sou a morte”: O processo
criativo a partir da obra cômica de Qorpo Santo - Projeto PIBID/Teatro/2019
Supervisora: Alessandra do Amaral Ramos
Nome da escola: E.E.E.F Dr. Jorge Guilherme Moojen
Pibidianos: Gabriel da Silva de Oliveira e Márcia Bertuol
Tonin
Turmas: 9° ano
Horário: 10:20
às 11:55
Dia da semana: Quarta-feira (manhã)
INTRODUÇÃO
O presente projeto tem como objetivo dar
continuidade ao trabalho realizado anteriormente, no ano de 2018 com o projeto
“Jogo, corpo e experimentação”, onde se trabalhou a partir das metodologias e
teorias do autor teatral Jean-Pierre Ryngaert e do seu livro “Jogar, representar”, o jogo inicial a
partir de dinâmicas em grupos ou individual evoluiu para a improvisação e experimentação
de pequenas cenas que teve como resultado uma breve apresentação do processo
final para colegas da turma participante.
Para
isso, retornamos com essa nova proposta para o seguimento de uma mesma linha de
pensamento teatral que parte do corpo, dos jogos teatrais de Olga Garcia
Reverbel, da improvisação, experimentação e processo criativo para a tentativa
de se montar uma peça de teatro – que não necessariamente precise ser
concluída, mas que tenha um resultado final que será um processo criativo, pois
teremos a questão do tempo que pode ser curto – mas que tem como desejo
estudar, trabalhar e criar esses conceitos a partir da obra cômica “Eu sou a vida; Eu não sou a morte” do
dramaturgo gaúcho Qorpo Santo para compor uma proposta de ensino de teatro na
escola Dr. Jorge Guilherme Moojen, por meio do Programa Institucional de Bolsas
de Iniciação à Docência, na qual visa colocar em prática o teatro a partir do
trabalho com o corpo, jogo, improvisação e experimentação com o intuito de um
processo criativo final.
A partir desta prática, desenvolver-se-á
o trabalho corporal dos alunos, o jogo como ferramenta para buscar um estado de
improviso, chegando à improvisação de cenas a partir do texto de Qorpo Santo, da
experimentação dessas em espaços diversos da escola e da parte final que será unir
todos os pequenos fragmentos e processos criativos para uma costura e uma
possível montagem e ser apresentada ao público da escola e posteriormente a
outros públicos.
Pensando na necessidade do teatro na
escola, esse projeto propõe uma forma de integrar esses alunos, por meio do
corpo, do jogo, da experimentação, do processo criativo, da “teatralidade
cotidiana” que, contribuirá para um processo de aprendizado e trazendo possibilidades
e resultados sempre provisórios para um novo trabalho ou até mesmo para dar
seguimento ao que se inicia neste projeto.
OBJETIVOS
Construir,
a partir do trabalho com o corpo, voz, improvisação, experimentação, um
processo criativo tendo como ponto de partida o texto cômico “Eu sou vida; Eu
não sou morte” do dramaturgo gaúcho Qorpo Santo.
METODOLOGIA
O
presente projeto desenvolver-se-á em nove encontros, durante os meses MAIO e
JUNHO com um encontro semanal de 1h30 (uma hora e trinta minutos cada). Será
mesclado teoria e prática do conhecimento teatral. E as metodologias do jogo
dramático, do jogo teatral, do drama serão utilizadas durante todos os
encontros.
Encontro 1:
Dia: 01/05/2019
Jogos Teatrais Se
Conhecendo e Conhecendo o outro:
Apresentaremos aos
alunos as propostas deste projeto e o/os objetivos que queremos alcançar Será
colocado à disposição, um tempo para tirar dúvidas em relação ao que será
trabalhado, porque faremos, quanto tempo durará o projeto, qual a finalidade,
apresentar o programa, etc. Em seguida, partiremos para as apresentações dos
alunos e um jogo de provocação que servirá também para o processo de
conhecimento da turma. Explicar-se-á, inicialmente,
sobre o foco do projeto que será na experimentação de jogos, no trabalho de
corpo, na representação, na expressão e improvisação. Os alunos por sua vez,
terão total liberdade de criação e experimentação com mediação dos pibidianos.
O jogo se dará sempre a partir de propostas pré-estabelecidas, partindo do
texto escolhido desde o início e que, se necessário, poderá ser modificado por
questões de tempo e/ou espaço.
Encontro 2:
Dia: 08/05/2019
Jogos teatrais de confiança
nas duas vias:
Dentro dos jogos já será
utilizado fragmentos da dramaturgia em questão, para permitir o contato com os
personagens e a linguagem.
Encontro 3:
Dia: 15/05/2019
Jogos
de improvisação:
Deixando
de ser eu: Dando continuidade aos jogos de improvisação, nos aprofundaremos a
partir deste momento na criação do personagem, despertando em todos os alunos o
processo criativo, e permitindo que suas referências de convívio social aflorem
em sensações e sentimentos.
Encontro
4:
Dia:
22/05/2019
Jogos dramáticos:
Criando o personagem: Partindo dos exercícios
biomecânicos, os alunos tomam consciência das possibilidades do corpo e suas
transformações que quebram convenções, aplica-se a contação de histórias e os
alunos iniciam a adaptação para a cena da dramaturgia.
Encontro
5:
Dia:
29/05/2019
Jogos teatrais: Onde estou? Quem eu sou? O que faço?
Estes jogos orientam o aluno para o ambiente ou cenário
da peça, o local e a época; orientam também quem é o personagem inserindo suas
características pessoais e como são seus relacionamentos com os outros
personagens da peça; e por fim situa o aluno quanto as suas atividades na peça
ou ações.
Encontro
6:
Dia:
05/06/2019
Jogos dramáticos: Não sou mais eu, não estou mais aqui:
Neste momento do processo o aluno já deverá ter fixado
seu personagem e estar finalizando sua visão ficcional do texto proposto.
Encontro
7:
Dia:
12/06/2019
Jogos dramáticos: Finalmente vida;
Penúltimo ensaio do processo criativo antes da
apresentação.
Encontro
8:
Dia:
19/06/2019
Ensaio final do processo criativo.
Encontro
9:
Dia:
26/06/2019
Apresentação do processo criativo para a escola ou
turma/turmas escolhidas pelos pibidianos.
Dia 01/05/2019
Jogos Teatrais Se
Conhecendo e Conhecendo o outro:
1º Proposta: Jogo da
memória: Os alunos fazem um círculo, em pé. O primeiro aluno diz seu nome e o
que detesta. Consecutivamente o segundo aluno diz o nome do primeiro colega,
diz o que o colega odeia e depois diz seu nome e o que odeia, o terceiro colega
diz o nome do primeiro colega, do segundo colega o que os dois odeiam, depois
diz seu nome e o que odeia. Assim segue o jogo até o final do círculo.
Dia 08/05/2019
Jogos teatrais de confiança
nas duas vias:
1º Proposta: O pendulo;
2º Proposta: Siga o
Mestre;
3º Proposta: Acordar.
Dia 15/05/2019
Jogos
de improvisação deixando de ser eu:
1º Proposta:
Improvisando com o texto;
2º Proposta: Jogando
palavras;
3º Proposta: Congela e descongela.
Dia 29/05/2019
Jogos dramáticos Ciando o Personagem:
1º Proposta: Exercícios
biomecânicos;
2º Proposta: contando
a história;
3º Proposta: A
cena é?
Dia 05/06/2019
Jogos teatrais: Onde estou? Quem eu sou? O que faço?
1º Proposta: Envolvimento
com objetos grandes
2º Proposta: Que idade
tenho?
3º Proposta: Parte do
todo.
Dia 12/06/2019
Jogos dramáticos: não sou mais eu, não estou mais aqui:
1º Proposta: Acrescentar
uma parte;
2º Proposta: Que idade tem;
3º Proposta:
Envolvimento em três partes ou mais.
Dia 19/06/2019
Jogos dramáticos: finalmente vida
1º Proposta: Construindo
um ambiente
2º Proposta: O que faço
para viver
3º Proposta: O que estou
comendo? Cheirando? E ouvindo?
Dia 26/06/2019
Apresentação
1º Proposta: Uma palma
pula duas palmas, rola três palmas e grita;
2º Proposta: Congelando
a cena;
3º Proposta: Bolinha com
nome.
REFERÊNCIA
BIBLIOGRÁFICA
RYNGAERT, Jean-Pierre. Jogar,
representar. 2. ed. SP: Cosac Naify, 2009.
VIDOR, Heloise
Baurich. Drama e Teatralidade: o ensino do teatro na escola. Porto
Alegre: Mediação, 2010. (Coleção Educação e Arte; v.13)
REVERBEL, Olga
Garcia. Jogos teatrais na escola. 1.ed. SP: Editora Scipione, 2010.
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