“JOGO, CORPO E EXPERIMENTAÇÃO”- projeto PIBID/Teatro2018



Projeto dos alunos Pibidianos Gabriel de Oliveira e Matheus Luiz para o mês de Novembro/2018.




 “JOGO, CORPO E EXPERIMENTAÇÃO”- projeto PIBID/Teatro2018

Supervisora: Alessandra do Amaral Ramos
Nome da escola: E.E.E.F Dr. Jorge Guilherme Moojen
Pibidianos: Gabriel da Silva de Oliveira e Matheus Luiz
Turmas: 9° ano
Horário: 7h30 às 9h10
Dia da semana: Quarta-feira

INTRODUÇÃO
O presente projeto tem como objetivo se inspirar nas metodologias do autor teatral Jean-Pierre Ryngaert, mais especificamente, a partir de seu livro “Jogar, representar” para compor uma proposta de ensino de teatro na escola Dr. Jorge Guilherme Moojen, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, onde visa colocar em prática o jogo, a improvisação e a experimentação teatral.  A partir da relação corpo-jogo-improvisação, desenvolver-se-á o trabalho do corpo, da improvisação, da expressão, do jogo cênico e da criação fragmentos de pequenas ações.
Tendo em vista a necessidade das artes no ensino público, não só das artes plásticas, mas todas as artes que contribuem no desenvolvimento infantil e infanto-juvenil, no caso desse projeto, o teatro, foi pensado como um meio de integrar esses alunos, por meio do jogo, da experimentação, que, não necessariamente chegará a um resultado final, mas que, contribuirá para um processo de aprendizado e trará possibilidades futuras para um novo trabalho ou até mesmo dar seguimento ao que se inicia neste projeto.


OBJETIVOS

Investigar, a partir do corpo, da improvisação, da experimentação e do jogo teatral, situações do cotidiano que possam vir a se tornar ações e possíveis fragmentos cênicos.

METODOLOGIA
O presente projeto desenvolver-se-á em quatro encontros, dentro de um mês, um encontro semanal de 1h30min (uma hora e trinta minutos cada).
No primeiro encontro, será colocado à disposição, um tempo para dúvidas e relação ao que faremos com os alunos, por que faremos, quanto tempo durará o projeto, qual a finalidade etc. Em seguida, partiremos para o início das experimentações a partir dos jogos estabelecidos.
            Segundo e terceiro encontro, o foco total a experimentação de jogos, trabalho de corpo, representação e expressão. Os alunos por sua vez, terão total liberdade de criação e experimentação sendo conduzidos pelos Pibidianos. O jogo se dará sempre a partir de propostas pré-estabelecidas e que, se necessário, poderá ser modificado por questões de tempo e/ou espaço.
No quarto encontro, já com um processo criado em conjunto com os alunos, será feito uma aula aberta, aula essa onde os alunos (colegas da escola), pais e amigos, poderão comparecer a escola para participarem deste quarto dia de processo como telespectador.

CRONOGRAMA/PROGRESSÃO DAS AULAS
Encontro 1: Dia 07/11/2018.
 A partir de jogos teatrais, buscar as memórias de quando eram criança e quais as principais atividades que mais gostavam de fazer e, a partir disso, criar situações de improviso em duplas ou trios.
Encontro 2: Dia 14/11/2018
Jogos teatrais;
Retomar as ações em duplas ou trio, depois, ir adiante e colocar no improviso ações do cotidiano que não gostam de fazer, por exemplo: “escovar os dentes”, “arrumar a cama” etc.

Encontro 3: 21/11/2018
Retomar os jogos a partir dos experimentos feitos no último encontro, trazendo propostas de novas situações do cotidiano, construindo pequenas narrativas para possíveis pequenas cenas em duplas ou trios.

Encontro 4: 28/11/2018
Aula aberta para comunidade, amigos e colegas dos alunos participantes. Nesta aula, retomaremos todo o trabalho feito durante o processo, sem propósito de chegar a um resultado final, mas com ideia de compartilhar o que foi feito durante os encontros.
                       
REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA
RYNGAERT, Jean-Pierre. Jogar, representar. 2. ed. SP: Cosac Naify, 2009.
VIDOR, Heloise Baurich. Drama e Teatralidade: o ensino do teatro na escola. Porto Alegre: Mediação, 2010. (Coleção Educação e Arte; v.13)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTUDO DO TEXTO: "HISTÓRIA DE UM OLHAR" DE ELIANE BRUM

ESTUDO DE TEXTO: "A Escola dos meus sonhos" de Rubem Alves

"TODA CRIANÇA É UM ARTISTA. O PROBLEMA É COMO MANTER-SE ARTISTA DEPOIS DE CRESCIDO"