“JOGO, CORPO E EXPERIMENTAÇÃO”- projeto PIBID/Teatro2018
Projeto dos alunos Pibidianos Gabriel de Oliveira e Matheus Luiz para o mês de Novembro/2018.
“JOGO, CORPO E EXPERIMENTAÇÃO”- projeto
PIBID/Teatro2018
Supervisora: Alessandra do Amaral Ramos
Nome da escola: E.E.E.F Dr. Jorge Guilherme Moojen
Pibidianos: Gabriel da Silva de Oliveira e Matheus Luiz
Turmas: 9° ano
Horário: 7h30 às 9h10
Dia da semana: Quarta-feira
INTRODUÇÃO
O presente projeto tem como objetivo se
inspirar nas metodologias do autor teatral Jean-Pierre Ryngaert, mais
especificamente, a partir de seu livro “Jogar,
representar” para compor uma proposta de ensino de teatro na escola Dr. Jorge Guilherme Moojen, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência,
onde visa colocar em prática o jogo, a improvisação e a experimentação teatral.
A partir da relação corpo-jogo-improvisação,
desenvolver-se-á o trabalho do corpo, da improvisação, da expressão, do jogo
cênico e da criação fragmentos de pequenas ações.
Tendo em vista a necessidade das artes
no ensino público, não só das artes plásticas, mas todas as artes que contribuem
no desenvolvimento infantil e infanto-juvenil, no caso desse projeto, o teatro,
foi pensado como um meio de integrar esses alunos, por meio do jogo, da
experimentação, que, não necessariamente chegará a um resultado final, mas que,
contribuirá para um processo de aprendizado e trará possibilidades futuras para
um novo trabalho ou até mesmo dar seguimento ao que se inicia neste projeto.
OBJETIVOS
Investigar,
a partir do corpo, da improvisação, da experimentação e do jogo teatral,
situações do cotidiano que possam vir a se tornar ações e possíveis fragmentos
cênicos.
METODOLOGIA
O presente projeto desenvolver-se-á em
quatro encontros, dentro de um mês, um encontro semanal de 1h30min (uma hora e
trinta minutos cada).
No primeiro encontro, será colocado à
disposição, um tempo para dúvidas e relação ao que faremos com os alunos, por
que faremos, quanto tempo durará o projeto, qual a finalidade etc. Em seguida,
partiremos para o início das experimentações a partir dos jogos estabelecidos.
Segundo e terceiro encontro, o foco
total a experimentação de jogos, trabalho de corpo, representação e expressão.
Os alunos por sua vez, terão total liberdade de criação e experimentação sendo
conduzidos pelos Pibidianos. O jogo se dará sempre a partir de propostas
pré-estabelecidas e que, se necessário, poderá ser modificado por questões de
tempo e/ou espaço.
No quarto encontro, já com um processo
criado em conjunto com os alunos, será feito uma aula aberta, aula essa onde os
alunos (colegas da escola), pais e amigos, poderão comparecer a escola para
participarem deste quarto dia de processo como telespectador.
CRONOGRAMA/PROGRESSÃO
DAS AULAS
Encontro
1: Dia 07/11/2018.
A partir de jogos teatrais,
buscar as memórias de quando eram criança e quais as principais atividades que
mais gostavam de fazer e, a partir disso, criar situações de improviso em duplas ou trios.
Encontro
2: Dia
14/11/2018
Jogos teatrais;
Retomar as ações em duplas ou trio, depois, ir adiante e
colocar no improviso ações do cotidiano que não gostam de fazer, por exemplo:
“escovar os dentes”, “arrumar a cama” etc.
Encontro
3: 21/11/2018
Retomar os jogos a partir dos experimentos feitos no
último encontro, trazendo propostas de novas situações do cotidiano,
construindo pequenas narrativas para possíveis pequenas cenas em duplas ou
trios.
Encontro
4: 28/11/2018
Aula aberta para comunidade, amigos e colegas dos alunos
participantes. Nesta aula, retomaremos todo o trabalho feito durante o
processo, sem propósito de chegar a um resultado final, mas com ideia de
compartilhar o que foi feito durante os encontros.
REFERÊNCIA
BIBLIOGRAFICA
RYNGAERT, Jean-Pierre. Jogar, representar. 2. ed. SP: Cosac
Naify, 2009.
VIDOR, Heloise Baurich. Drama e
Teatralidade: o ensino do teatro na escola. Porto Alegre: Mediação, 2010.
(Coleção Educação e Arte; v.13)
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