A CHEGADA DAS DÚVIDAS

No dia 03/10/2018 estive na escola Moojen para mais um dia de observações.
Dia nublado, com uma garoa fina e um friozinho gostoso para uma manhã de quarta-feira. 

Este dia foi um dia atípico dos outros em que estive na escola. Tive algumas dúvidas quanto ao motivo de eu estar ali...
No momento atual do nosso país, me pego pensando no papel da docência e o que leva uma pessoa a se graduar numa Licenciatura para entrar numa escola e passar por difculdade que enxergamos nos professores hoje. 


Essas dificuldades se encontram no dia a dia da maioria deles, como, por exemplo, a questão salarial - falando dos professores do estado do Rio Grande do Sul - onde a quarenta e oito meses vem recebendo seus salarios parcelados. 
Dentre as dificuldades, esse deve ser a maior delas, pois, se trabalha o mês inteiro, contas à pagar, aluguel, filhos para alimentar, água, luz etc etc etc. Sem salario, difícil manter-se em ordem com as questõs financeiras em casa. 


E aí, entram minhas dúvidas. Quero isso para o meu futuro? Quero ser um professor cansado de devaneios e acabar por não fazer um trabalho de qualidade para os meus futuros alunos? Quero ter que escolher entre pagar a água ou a luz quando o salario parcelado entrar? 

Ainda não tenho as respostas, mas seguirei tentando enquanto não achar todas elas...


Paulo Freire disse: "A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTUDO DO TEXTO: "HISTÓRIA DE UM OLHAR" DE ELIANE BRUM

ESTUDO DE TEXTO: "A Escola dos meus sonhos" de Rubem Alves

"TODA CRIANÇA É UM ARTISTA. O PROBLEMA É COMO MANTER-SE ARTISTA DEPOIS DE CRESCIDO"